Padrões de projeto – SOLID

Em arquitetura de software devemos seguir alguns padrões para que nossos projetos possam crescer de forma segura, facilitando a manutenção do código e expansão do projeto. A seguir vou demonstrar um conceito muito conhecido de cinco princípios que devem ser seguidos para que o seu projeto tenha um nível alto de entendimento.

S O L I D

Single Responsability Principle – SRP (Responsabilidade única): Parte do principio que uma classe ou método deve ter uma única responsabilidade. Deve ter apenas uma razão para mudar.

Open Closed Principle – OCP (Aberto fechado): Uma classe deve sempre estar aberta para EXTENÇÃO e fechada para MODIFICAÇÃO.

Liskov Substitution Principle – LSP (Substituição Liskov): Deve ser possível substituir uma classe base por suas classes derivadas em quanquer ponto do código.

Interface Segregation Principle – ISP (Segregação de  interface): Clientes não devem ser obrigados a depender de interfaces que eles não utilizam. Muitas interfaces de um cliente especifico é melhor do que uma interface de uso geral.

Dependecy Inversion Principle – DIP (Inversão dependência): Módulos de alto nível não devem depender de módulos de baixo nível, ambos devem depender de abstrações. Abstrações não devem depender de detalhes, detalhes devem depender de abstrações, por exemplo, uma classe deve depender de uma interface ou classe abstrata e não de uma classe concreta.

Deixe um comentário